segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Exercícios Funcionais



Em cada movimento que corpo humano produz vários músculos estão envolvidos e cada um deles realiza uma função diferente, sendo que nosso sistema nervoso central fica responsável por ativar esses músculos e organizar esses movimentos.
Vários sinais são enviados a cada movimento, envolvendo pele, articulações, músculos...

A partir dessa lógica foi criado o Treinamento Funcional, que tem como princípio preparar o organismo de maneira global, como um todo: de forma segura e eficiente partindo do centro corporal.

O objetivo principal dos exercícios é a utilização dos padrões fundamentais do movimento humano ( como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros ), envolvendo a integração do corpo todo.

Essa visão abrangente permite que o Treinamento Funcional atinja o objetivo de gerar um grande fortalecimento muscular sem esqueçer de nossa consciência corporal e equilibrio, geralmente esquecidos pelos treinamentos convencionais. Em muitos exercícios a única carga utilizada é o próprio peso corporal. Um exemplo de exercícios funcionais são a flexão de braço e a barra fixa.

A vantagem é que esse tipo de treinamento traz grandes benefícios para o praticante, seja ele um atleta, um indivíduo fisicamente ativo ou uma pessoa sedentária que deseja ingressar na atividade física.

Além do próprio peso corporal podemos utilizar cabos, elásticos, pesos livres, base de suporte instável e reduzida, medicine balls, bolas suíças.

São exercícios são bastante motivantes e desafiadores e quem segue esse método, acompanhado de um instrutor capacitado tem a possibilidade de alcançar a funcionalidade corporal natural de seu organismo, além de “gerar” um corpo saudável e bem condicionado.

O treinamento funcional é excelente para quebrar a rotina da academia e dos aparelhos de musculação.

Veja alguns dos muitos benefícios do método:

Desenvolvimento da consciência e controle corporal;
Melhoria da postura;
Melhoria do equilíbrio muscular;
Diminuição da incidência de lesão;
Melhora do desempenho atlético;
Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral;
Aumento da eficiência dos movimentos;
Melhora da força, coordenação motora;
Melhora da resistência central ( cardiovascular ) e periférica ( muscular );
Melhora da lateralidade corporal;
Melhora da flexibilidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário