segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Diferença entre treinos na musculação: força ou resistência?


FORÇA MUSCULAR É:
Uma capacidade física e por isso uma pessoa nasce com ela e apenas a desenvolve ao longo da vida. Ao treina-la todos podemos ficar mais fortes à medida que vencemos os estímulos aplicados.

Para KNUTTGEN (1987) e KRAEMER (2009) força é a quantidade máxima de tensão que um músculo ou grupamento muscular pode produzir em um padrão específico de movimento realizado em determinada velocidade.

RESISTÊNCIA MUSCULAR:
Pode ser entendida como a quantidade de vezes que o músculo ou grupamento muscular executa um determinado movimento (contração) dentro de uma amplitude correta, geralmente com cargas submáximas (Gomes, 2003), ou seja, a capacidade de resistir a fadiga.

Dantas (2003) diz que a resistência muscular é a qualidade física de um músculo ou grupo muscular dotando-o de capacidade de realizar um grande número de contrações sem diminuir a amplitude de movimento, a freqüência, a velocidade e a força de execução.

EXERCÍCIOS
Segundo Claudio Sofredini, bacharel em Educação Física pela Universidade Bandeirante de São Paulo, especializado em Biomecânica da Atividade Física e Saúde pela Universidade Gama Filho e gerente da unidade CENESP da Monday Academia. Com a ajuda dele, apresentamos as principais diferenças entre um treino de musculação focado na força e na resistência. Confira!

QUAIS OS TIPOS DE TREINO NA MUSCULAÇÃO?
São inúmeras as possibilidades para realização de um treino de musculação: treino de força, treino de hipertrofia, treino de resistência a fadiga, reabilitação musculoesquelética e reeducação postural através da musculação.

O QUE É UM TREINO DE FORÇA?
Treino de força é um treino de musculação que visa o aumento do recrutamento de unidades musculares, ou seja, o corpo irá solicitar um maior número de fibras musculares para vencer a resistência imposta a ele. Diferente de um treino de hipertrofia que visa o aumento do volume da fibra muscular.

PARA QUEM ELE É INDICADO?
Treino de força é indicado para qualquer pessoa, pois treinar força irá melhorar o equilíbrio, coordenação motora, agilidade, velocidade e demais atributos que requerem que o corpo gere força para realizar.

COMO ELE DEVE SER FEITO (REPETIÇÕES, CARGA DE PESO, DESCANSO).
Segundo a literatura vigente, um treino de força pura refere-se a 1 a 6 repetições utilizando 90% à 100% da carga máxima, com descanso de 3 à 5 minutos de uma série para outra. Mas vale sempre a mesma dica, consulte um especialista antes de iniciar seu treino e faça sempre avaliações físicas.

QUAIS OS RESULTADOS QUE POSSO ATINGIR COM UM TREINO FOCADO NA FORÇA? Melhora da condição física, melhora da coordenação motora, ganho de velocidade e qualidade de vida, pois manter-se em pé, para muitos é uma grande vitória, e sem força na musculatura eretora o ser humano não consegue manter-se em pé.

O QUE É UM TREINO DE RESISTÊNCIA?
Treino de resistência é aquele onde o corpo aumenta sua capacidade de suportar a fadiga ou capacidade de resistir a acidose gerada pelo corpo em exercício. O treino de resistência feito na musculação melhora essa capacidade periférica e em pontos específicos.

PARA QUEM ELE É INDICADO?
Atletas e praticantes de atividade física regular.

COMO ELE DEVE SER FEITO (REPETIÇÕES, CARGA DE PESO, DESCANSO)
Com maior número de repetições e uma carga inferior a 70% da máxima

QUAIS OS RESULTADOS QUE POSSO ATINGIR COM UM TREINO FOCADO NA FORÇA?
O treino de força em minha opinião é o melhor treino que um indivíduo sedentário ou praticante regular de atividade física pode fazer, pois irá melhorar sua capacidade motora e sua qualidade de vida de um modo geral. Atividades simples como pegar seu filho no colo, correr para pegar um ônibus, subir a escada da igreja, estas e outras atividades que podem parecer insignificantes no dia a dia, mas que fazem toda a diferença para uma vida saudável, são os ganhos que teremos com o treinamento de força.

Fonte: http://manualdohomemmoderno.com.br/fitness/diferenca-entre-treinos-na-musculacao-forca-ou-resistencia
Manual do Homem Moderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário