segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Exercícios anaeróbicos

Anaeróbico significa "sem ar", e refere-se à geração de energia no tecido vivo independente do oxigênio. Exercícios anaeróbicos são atividades breves de alta intensidade nas quais o metabolismo anaeróbico acontece nos músculos. Durante períodos de tempo mais longos de exercício físico, o metabolismo aeróbico provê a energia, o que é chamado de exercício aeróbico.

Exemplos de exercícios anaeróbicos incluem musculação, sprints, saltos; qualquer exercício que consista de movimentos rápidos de alta intensidade. Exercícios anaeróbicos são geralmente usados por atletas para desenvolver força e bodybuilders para construir massa muscular. Músculos que são treinados sob condições anaeróbicas desenvolvem melhor performance em atividades de curta duração e alta intensidade.

Há dois tipos de sistema de geração de energia anaeróbica, oATP-CP que inclui creatina fosfatada como principal fonte de energia, e o ácido lático (ou glicólise anaeróbica) que usa glicose na ausência de oxigênio. O último é um uso ineficiente da glicose e produz sub-produtos que acredita-se sejam prejudiciais ao funcionamento muscular. O sistema de ácido lático é o dominante durante exercícios de intensidade alta a máxima durante curto período de tempo (em torno de 1 minuto), mas ele também é responsável por uma parte da energia durante exercício aeróbico, uma vez que o organismo é capaz de livrar-se dos sub-produtos anaeróbicos até um certo nível. A eficiência da remoção dos sub-produtos pelos músculos melhora através do treinamento.


Benefícios dos exercícios aeróbicos

Exercícios anaeróbicos fazem o seu músculo trabalhar com grande intensidade por um curso período de tempo. Como resultados, isso possibilita:

- Desenvolvimento de músculos mais fortes;

- Melhoria do seu VO2 máximo (a maior quantidade de oxigênio que você consegue consumir durante o exercício), além de melhoria do seu condicionamento cardio-respiratório;

- Aumento de sua capacidade de resistir ao crescimento de substâncias desnecessárias (como ácido lático) e removê-las de seu corpo. Isso significa que seu condicionamento e habilidade para combater o cansaço vão aumentar.

- No geral, exercícios anaeróbicos queimam menos calorias do que exercícios aeróbicos e podem ser menos benéficos a condicionamento cardiovascular. Apesar disso, é melhor para aumento de força e massa muscular e ainda beneficia o coração e os pulmões. Na longa caminhada, aumento de massa muscular auxilia a pessoa a se tornar mais magra e controlar o seu peso, pois os músculos utilizam grande parcela de calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário