sábado, 9 de junho de 2012

Disturbios Alimentares



Bulimia e Anorexia
Risco de Morte
A bulimia e a anorexia são consideradas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) enfermidades psiquiátricas do grupo de transtornos alimentares.

O que são

Bulimia
Transtorno que leva a pessoa a ingerir grande quantidade de alimentos, sentindo em seguida culpa pelo excesso cometido. Isso faz com que a pessoa provoque vômitos para se livrar da comida. Ao contrário do anoréxico, a vítima de bulimia nem sempre apresenta perda acentuada de peso. No entanto, também pode se valer de laxantes e diuréticos para se evitar os quilos a mais. É mais comum, porém, menos letal que a anorexia.
Anorexia
É caracterizada pelo desejo patológico de emagrecer. A pessoa tem medo de ganhar peso e se dedica a perdê-lo de qualquer forma. Por isso, reduz drasticamente a alimentação, exercita-se além da conta e ingere medicamentos que inibem o apetite, assim como laxantes e diuréticos. Estima-se que entre 5% e 18% dos doentes morram em decorrência do mal.
Causas
Há prédisposição genética para os transtornos, no entanto, o culto ao corpo e a valorização da magreza tem sido fatores desencadeadores. A pressão social e episódios de rejeição de amigos ou familiares também podem motivar os distúrbios.
Tratamento
É importante um tratamento multidisciplinar, com ajuda de nutricionista, para que o doente volte a se alimentar normalmente, e de psicólogos e psiquiatras que atuarão por meio de sessões de psicoterapia e prescrição de antidepressivos para combater as instabilidades emocionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário