sábado, 9 de junho de 2012

Frequência Cardíaca, Consumo e Queima de Caloria



Podemos afirmar que praticamente todos nós sabemos que, por meio do treino aeróbio, conseguimos alcançar certo nível de resistência aeróbia e que, para isso, devemos submeter o corpo a esforços prolongados. E o que significa uma atividade aeróbica? É uma atividade que se caracteriza fundamentalmente por, durante a sua prática, os músculos se contraírem devido à energia que lhes garante, indiretamente, o oxigénio que respiramos. Caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar são alguns dos exercícios mais conhecidos como sendo do tipo aeróbio. Provavelmente como consequência do auge que esta atividade viveu nos fins da década de 60, nos EUA, com o Dr. Kenneth Cooper, em conjunto com os benefícios sobre a saúde cardiovascular que a mesma demonstrou propiciar, muitas pessoas de todo o mundo dedicaram-se a este tipo de exercício, sob a forma das atividades descritas acima. A par das melhoras do aparelho cardiocirculatório, muitas pessoas se depararam com a redução do seu peso corporal após algum tempo da prática desta atividade física. De fato, vários estudos científicos afirmam que existe uma perda de peso corporal em muitos indivíduos que praticam exercícios aeróbios, mas não necessariamente gordura. Mas verificou-se que o que estava a acontecer era um aumento do gasto calórico semanal devido à atividade física, algo que até aí não acontecia. Ficando a questão se teriam perdido peso com outro tipo de atividade, desde que deixassem de ter uma vida sedentária. De acordo com as investigações, a perda de gordura devido ao treino aeróbio deve-se ao fato de, graças às características destes exercícios, muita da energia utilizada no trabalho muscular ser fornecida pelas gorduras acumuladas no corpo. Sabe-se que este tipo de esforço utiliza açúcares e gorduras como combustível em diferentes proporções para que os músculos funcionem, algo que levou a pensar nos benefícios da prática desta forma de atividade física para eliminar gordura e, consequentemente, emagrecer. Uma das maiores dificuldades que enfrentam os que fazem treino aeróbio é que, para trazer benefícios para a saúde, terá de ser praticada durante um período prolongado. Isto é, não se tiram benefícios deste tipo de exercício se não o prolongar por pelo menos durante 30 minutos. Porém, devemos levar em consideração que 30 minutos a caminhar não é o mesmo que dispender este tempo a correr, a nadar ou a andar de bicicleta. Muitos gostariam de praticar este tipo de atividade, mas não são muitos os que conseguem fazê-lo durante tanto tempo. Sabe-se também que as melhorias estabelecem-se de modo rápido no início com a prática sistemática, mas se o esforço não aumenta, os efeitos benéficos estagnam e poderão até se deteriorarem. Portanto, aspectos determinantes no sucesso no treino aeróbio são a intensidade e a duração.


A frequência cardíaca não está estritamente ligada à queima de calorias. Uma mesma pessoa pode ter queima calórica diferente numa mesma frequência. Ex.: ciclista quando corre. Se ele correr a 175 bpm (batimentos por minuto), terá um gasto maior do que pedalar a 175 bpm. Isso ocorre porque ele não possui condicionamento (automaticidade motora) para a corrida, já que treina somente bicicleta. Isso é conhecido na área de esportes como: específidade de exercícios.
Por que então a frequência cardíaca altera em uma atividade?

Por três motivos principais:
 1 – para remover o ácido lático produzido na atividade física;
 2 – para levar oxigênio para a região “queimadora” de energia
(músculos que estão trabalhando) e;
 3 – descarga hormonal.

Acho que está mais ou menos explicado porque a frequência cardíaca não está tão relacionada assim com a queima calórica. Lembre-se que quanto mais intenso fizer a atividade, maior a queima calórica.


Zona Queima Gordura 

Se tivermos escolhido uma atividade como a caminhada porque gostamos ou porque nos sugeriram, deveremos ter em conta que a mesma não pode ser sempre igual. Deveremos, por exemplo, variar até um nível de marcha rápida e variar as distâncias percorridas. Devemos levar em atenção os mesmos critérios para as restantes atividades aeróbias, para que nos ajudem a melhorar a nossa qualidade de vida. Apesar de todas as conclusões mencionadas e da imensa quantidade de investigações que afirmam que a melhor forma de emagrecer seria todo o tipo de exercícios de baixa intensidade e de longa duração, muitos trabalhos científicos foram mostrando que, em conjunto com a perda de gordura, algo indesejável também acontecia: eliminava-se massa muscular. Este foi um impacto muito negativo para os defensores do treino aeróbico. A causa principal não eram apenas as contraindicações deste tipo de exercícios para o objetivo de emagrecer, mas também por ser classificado como um inconveniente para uma população cada vez maior que sofre de perda de massa óssea. Sabemos que o avanço da idade é em si mesmo uma causa de perda de massa óssea, seja de uma forma moderada (osteogenia) ou severa (osteoporose). Todos aqueles exercícios de tipo aeróbio que não têm micro impacto articular ou os que não geram uma tração importante sobre os ossos são ineficazes para a manutenção da massa óssea.

Basquete                        10                             kcal/min
Caminhando rápido        8,6                            kcal/min
Caminhar devagar           4                              kcal/min
Ciclismo                          6                              kcal/min
Corrida                        8 a 15                          kcal/min
Dançando rápido            10                             kcal/min
Deitado                           1,2                           kcal/min
Exercício leve                5,31                           kcal/min
Fazer amor                      3,1                           kcal/min
Futebol                            9,6                           kcal/min
Ginástica aeróbica              6                            kcal/min
Hidroginástica (aula forte)   6                           kcal/min
Jiu-jitsu/Judô                     12                          kcal/min
Limpeza de casa                5                           kcal/hora
Mountain bike                    12                         kcal/min
Musculação (leve)               5                          kcal/min
Natação                              9                          kcal/min
Squash                                13                        kcal/min
Surfe                                     8                        kcal/min
Tênis                                     8                        kcal/min
Vôlei                                      6                       kcal/min
Fonte: http://www.saojosedoscampos.com.br/saudeatual/index.php?id=33101&cat=207

Bibliografia consultada:
http://www.ativeblog.com.br/2011/06/seus-batimentos-cardiacos-falam
http://www.guia-fitness.com/treino_aerobio.html
http://www.google.com.br/search?q=frequencia+cardiaca,+consumo+e+queima+caloria
http://www.saojosedoscampos.com.br/saudeatual/index.php?id=33101&cat=207

Um comentário:

  1. Para aqueles que têm duvidas sobre quando fazer o treino de cardio, partilho aqui algo para esclarecer todas as suas questões...

    Treino Aeróbico Antes ou Depois da Musculação
    http://www.fitnessesportenutricao.com/treino-aerobico-antes-da-musculacao.html

    ResponderExcluir