domingo, 28 de agosto de 2022

Esportes de combate e artes marciais

O que são os esportes de combate?

Se enquadra como esporte de combate todas as práticas onde temos um confronto direto entre dois oponentes. Nesse caso, a prática pode ser com ou sem instrumentos.

Cada modalidade que faz parte dos esportes de combate possuem seus próprios regulamentos e regras definidos por instituições regularizadoras e específicas de cada modalidade, outro fator específico sobre esse tipo de esporte é a sua imprevisibilidade, já que, dependendo do confronto, ele pode ser mais cadenciado ou mais dinâmico. É normal termos os oponentes variando os seus estilos de luta entre mais defensivos e mais ofensivos, por exemplo. 

As principais características dos esportes de combate

Como já dito anteriormente neste texto, as diferentes modalidades dos esportes de combate possuem as suas diferentes características. Elas podem variar de acordo com alguns aspectos, como o espaço em que são praticadas, as técnicas utilizadas e os fundamentos que os praticamente se baseiam. Mas ainda assim é possível encontrarmos algumas características semelhantes que esses esportes possuem.

Essas são as principais características que causam a unificação dos esportes de combate, são elas:

  • Os combates sempre são feitos individualmente, onde o principal objetivo é superar o seu adversário com as suas habilidades;
  • Esses esportes podem ter práticas de combate de longa, média e curta distância;

  • Os combates podem utilizar instrumentos de combate, como luvas, espadas e bastões, mas também podem ser lutas corpo a corpo, sem instrumentos;
  • Os confrontos passam por uma constante mudança entre defesa e ataque, onde as técnicas são variadas para superar seu oponente;
  • Os combates têm como base técnicas de golpeamento, como desequilíbrio, toques, agarrões, contusões, imobilizações, torções e manejo de instrumentos;
  • Os lutadores precisam ter diversas capacidades de combate, como força, agilidade, habilidade, estratégia, concentração e condicionamento mental e físico.

O que são artes marciais?

As artes marciais (marcial é relativo a militar) são disciplinas físicas e mentais codificadas em diferentes graus, que tem como objetivo um alto desenvolvimento de seus praticantes para que possam defender-se ou submeter o adversário mediante diversas técnicas. Existem diversos estilos, sistemas e escolas de artes marciais. O que diferencia as artes marciais da mera violência física (briga de rua) é a organização de suas técnicas em um sistema coerente de combate e desenvolvimento físico, mental e espiritual e a prática de exercícios físicos. Na atualidade as artes marciais são praticadas por diferentes razões que incluem, esporte, saúde, defesa pessoal, desenvolvimento pessoal e em sociedade, disciplinar a mente, forjar o caráter e o crescimento da autoconfiança. É impressionante o efeito psicológico que pode causar o fato de se lutar com um adversário ao qual não tememos nem odiamos e ao final da luta confraternizar com aquele que a pouco era nosso "inimigo". Só quem já passou por essa experiência sabe o que representa.

A arte marcial faz parte do grupo de esportes de combate, ou seja, toda arte marcial é um esporte de combate, mas nem todo esporte de combate é uma arte marcial.


A imagem a baixo representa o que foi falado à cima






Nenhum comentário:

Postar um comentário