segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sistemas de Jogo no Futsal


SISTEMAS DE JOGO
Sistema de jogo é a forma com que os jogadores são dispostos em quadra e como devem se posicionar em situações defensivas e ofensivas. Existem inúmeras variações táticas que, podem ou não, utilizar todas as posições existentes no futsal.

Mas qual o sistema de jogo mais eficiente?

Essa pergunta não tem uma resposta certa, todos os esquemas têm vantagens e desvantagens e tem maior ou menor eficiência dependendo dos jogadores que se tem no próprio time e no time adversário.

SISTEMA 2X2
É um sistema de jogo muito utilizado por equipes, na sua maioria iniciantes na modalidade e principalmente por equipes de categorias menores, por disporem de menos tempo para treinar utilizando por isso este esquema simples e facilmente compreendido pelo atleta.

Vantagens – Exige pouca movimentação por parte dos jogadores, podendo também ser utilizado como manobra táctica, visando confundir momentaneamente a marcação por parte do adversário, ou mesmo, com o objetivo de abrir um pouco a parte central do terreno de jogo, visando assim, a facilitar os lançamentos de bola para os atacantes, por parte dos jogadores da defesa, e até mesmo por parte do goleiro.

Desvantagens – Inferioriza a equipa ao atuar diante de equipes que possuam grande movimentação táctica e que utilizem três atletas para armarem as suas jogadas e também três atletas, nas suas ações ofensivas, facilitando a troca de bola por parte do adversário que atue no sistema 3x1, bem como a movimentação desses atletas, além de provocar inibição, em alguns casos, principalmente nas equipes de categorias menores, pois é comum vermos que muitos jovens atletas ao ouvirem os seus técnicos definirem-nos como defensores, receiam atacar, o que, sem duvida, irá tirar criatividade e poder de decisão, o que poderá prejudicá-los futuramente quando estiverem em categorias nas quais os técnicos exigem e optam por atletas mais versáteis.

SISTEMA 1X2X1
Este é mais um sistema que pode ser utilizado como variação táctica de todos os aqui já citados, e, da mesma forma, usado com o objetivo de confundir em determinados momentos a marcação adversária. Como todo o sistema, necessita de muito treino e consequente adaptação por parte dos atletas que dele se utilizam, pois também possui os seus pontos fracos a serem explorados.

Vantagens: Facilita o bloqueio do meio do campo, além de limitar a possibilidade de lançamentos para o pivô adversário. Cria também a condição de se fazer uma marcação com troca e também de meia pressão, na qual, deixasse apenas o ultimo jogador, pivô, com a função e o objetivo de acompanhar a bola e dificultar o passe. Assim os atletas que se deslocarem, sem a boa, serão acompanhados por um dos dois atletas que estão ao meio e do lado correspondente ao atleta que saiu. Poderá ser utilizado quando se perceber que algum ou alguns dos nossos jogadores já não estão acompanhar com eficiência as saídas dos atletas adversários e não se têm boas opções no banco de suplentes.

Desvantagens: Cria muitos espaços, facilitando a troca de bola por parte da equipa adversária, o que propicia a construção das suas jogadas, desgasta muito o atleta encarregado de marcar exclusivamente a bola, além de limitar excessivamente as chances de se recuperar a posse de bola no terreno adversário.

Outros links:

3 comentários:

  1. Muito bom..
    Obrigada, ajudou muito para o meu trabalho da escola..
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. ajudou muito no trabalho da escola ufa acabei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom... se precisar de alguma matéria que esteja faltando no blog é só falar.

      Excluir